29 de dezembro de 2008

HISTÓRIA: Achados arqueológicos!

Começamos aqui uma nova categoria no GWCuritiba: História, trazendo sempre um pouco da história do Hobby Games Workshop (que completou 25 anos, agora em 2008). Mais ainda, vamos trazer sempre comparações entre o passado e o presente, permitindo ver como mudaram as minis neste quarto de século de Hobby.

...E vamos começar com um pouco de história viva:
Enquanto preparávamos o Games Day ´08, encontramos na Itiban uma caixa com verdadeiros "achados arqueológicos", miniaturas da Games Workshop de mais de 15 anos atrás, ainda na caixa!

A primeira miniatura é um Space Marine Terminator, de 1991, armado com Storm Bolter e Power Axe. Um probleminha é que esta combinação hoje só pode ser usada por um sargento (que normalmente não sua o elmo da armadura), então tive de adaptar, pintando a insígnia - de sargento - da ombreira... Resolvi também pintar a miniatura como um marine Blood Angel (daí o vermelho da armadura).
Clique na imagem p/ ampliar

...O engraçado é que com este fundo, esta fotos ficam parecendo parte do jogo "Space Hulk: Vengeance of the Blood Angels", de ´95:


Aqui uma comparação um antigo modelo de Terminator, em metal, e o Terminator atual, em plástico. Notem a diferença de tamanho entre as minis - por isso, para deixar a mini com a altura de uma atual, fiz uma "sobre-base" em epóxi:
Aqui, mais uma comparação: entre este mesmo Terminator Blood Angel, e um modelo moderno, pintado (do site paintedfigs.com):


A outra miniatura também é de um Terminator (de ´91): umdos temíveis Inquisidores Imperiais da Ordo Malleus - os Caçadores de Demônios, com Psycannon e Power Fist:
Clique na imagem p/ ampliar

Esta é uma imagem do Catálogo de lançamentos de 1991, com esta miniatura:

Clique na imagem p/ ampliar

É interessante perceber a diferença entre o Psycannon desta mini (envolta numa caveira) e o modelo atual, bem mais tecnológico/ com estilo de "canhão":

...E agora, a peça mais rara: um Chaos Warlock de HEROQUEST! Muita gente não sabe, mas o clássico jogo de tabuleiro de exploração de masmorras (lançado aqui no Brasil pela Estrela) foi criado em parceria com a Games Workshop. O Warlock é a peça que representava os "chefões" do jogo, incluindo o chefe final, Witchlord.
E aqui esta a peça pintada, com um certo ar de "Esqueleto do He-Man"...
Clique na imagem p/ ampliar

E é isto: três miniaturas com 17 anos de idade finalmente foram pintadas, e estão prontas para jogar!

4 comentários:

Lugal Ur disse...

Karambah! Quanta velharia!

Eu lembro do Space hulk... meu velho, você realmente achou raridades? Encontrou um baú enterrado?

Muito bom artigo!

Daniel Lira disse...

Escorpião:

Não encontrei um baú, mas quase - era uma caixa grande, de miniaturas avulsas Games Workshop (e afins), que ficaram esquecidas no depósito da Itiban, e foi achada agora, enquanto preparávamos o Games Day.

Anônimo disse...

Fala Daniel.

Cabe destacar que essa miniatura que você encontrou e pintou é anterior e ainda menor do que as outras duas que vocÊ usou como comparação de tamanho. Repare na diferença das ombreiras. Essa mini que você encontrou é BEM mais antiga mesmo!

[]se parabéns pelo blog.

Daniel Lira disse...

Gereth:

Já corrigi o texto - realmente, a mini da comparação de tamanho já é um modelo de 94/97. A que eu encontrei é um modelo de 1991 (achei a imagem no catálogo daquele ano, assim como a do Inquisidor) - e parabéns pelo seu blog!