22 de janeiro de 2009

JOGO: Acuados! Isengard contra Anões

Neste sábado, dia 17, realizamos uma partida rápida de Senhor dos Anéis na Itiban, para testar um novo exército de anões de Kazad (que ainda não estavam pintados - mas já prontos para a ação!). Contra eles se puseram os Uruk-Hais de Isengard, liderados por um Shaman.

Como tinhamos pouco tempo (e peças à mão), resolvemos disputar o cenário de "Acuados!", onde uma força pequena se vê cercada por todos os lados por inimigos, e tem como objetivo chegar viva até a borda da mesa.

Cenários aqui não significam as maquetes da mesa, mas sim uma situação em que a batalha acontece, incluindo os objetivos de cada exército. Todos os jogos da GW contam com um grande número de cenários, que são a maneira mais fácil e direta de se jogar partidas rápidas - uma vez que jogar "até acabar com todo o exército inimigo" pode se tomar um bocado de tempo.

E esta é uma coisa que muitos iniciantes não percebem : que ao contrário da maioria dos jogos (tanto de miniaturas quanto de cards ou tabuleiro), os jogos da Games Workshop não tem como objetivo básico o "extermínio total" do inimigo.

O seja, é possível levar um exército adversário a uma situação em que ele não tenham mais capacidade de vencer o jogo (algo que acontece bastante no xadrez: você simplesmente não tem mais peças o bastante/ as peças necessárias para vencer as peças do adversário) - mas conseguir tirar da mesa TODAS as peças de um jogador pode demorar MUITO tempo, e ser muito difícil.

Assim, o meio mais comum de jogar os jogos GW (e muitos dos inciantes não percebem isto! ) é usando os cenários, onde os exércitos passam a ter um objetivo, np lugar de simplesmente "destruir todo o exército inimigo".

Um cenário bem simples, por exemplo, seria "Conquista", onde existe um ponto no meio da mesa que deve ser conquistado e mantido por um certo número de turnos. Os exércitos então devem se mover das bordas da mesa até este ponto, enquanto tentam impedir o inimigo de chegar lá, para depois disputar o domínio do objetivo.

E vamos agora as boas e velhas fotos, no caso, da partida deste sábado(17/01):

A mesa - com todos os apetrechos para uma boa partida
de Senhor dos Anéis

A mesa - os Uruks acuados no meio, e os Anões ao redor

Os Uruks cercam seu líder -notem o olhar furioso do Shaman
(clique na foto para aumentar)

Os Anões, camuflados entre as ruínas

2 comentários:

Fafnir disse...

Daniel,

eu e um amigo meu, em Curitiba, estamos começando a jogar 40k, mas sentimos falta de gente com quem jogar. A maior parte dos nossos amigos não se empolgou muito com a idéia (até porque 40k é um esporte meio caro...). Estávamos interessados em entrar em contato contigo, imagino que você também jogue e conheça mais gente do meio.

Não apenas jogar, é claro, espero que vocês também conheçam o background (os livros da Black Library, principalmente) e seria legal ter com quem discutir o assunto.

Meu e-mail é farinhajr@gmail.com, quando puder por favor me escreva para que possamos conversar.

Abraços,
Felipe
(The Emperor protects)

Cursos e Vestibulares disse...

Daniel talvez você possa me ajudar, estou procurando o jogo munchkin para comprar. pode me ajudar?
ele foi distribuido pela devir, mais se me indicar aonde comprar em ingles seria até melhor para conseguir as expanções, qualquer coisa meu contato é
raulmanenti@gmail.com

Grato