14 de maio de 2009

Porque um Games Day Nacional?

Alguns leitores (e participantes de vários fórums) vem me perguntando "para que fazer um games Day - o dia de encontro de fás de games Workshop - nacional?". Afinal, já existem vários eventos locais por aí, desde Games Day locais (nós mesmos, em Curitiba, fizmeos o nosso em dezembro, como pode se ver aqui no blog) até eventos dirigiso a fãs de um único jogo, como Senhor dos Anéis ou Warhammer 40K. Eantão, para que um "Games Day nacional" ?

E eu digo porquê: PARA CRIAR UMA VERDADEIRA COMUNIDADE

Não adianta nos enganarmos dizendo que "todo mundo participa do fórum XYZ". Isto não é verdade. Não é como se, num único fórum todos os fãs de GW estivessem reunidos - claramente os fãs de Senhor dos Anéis participam mais de um fórum, os de Fantasy de outro, e por aí vai.

Depois, não é a mesma coisa "conhecer" as pessoas somente pela interner - outra é interagir E JOGAR com elas. E daí que, se é para reunir os hobbistas, vamos logo reunir TODOS eles - afinal, os da minha cidade eu já conheço...

É a partir daí que realmente termos uma comunidade nacional de hobbistas fore, quando as pessoas verdadeiramente se conhecerem, quando percebermos, na carne, o tamanho de nosso grupo.

E realizar um Games Day nacional não é tarefa tão monstruosa quanto parece: basta ser humilde. Precisamos de um espaço (grande) e de atividades para o evento. O resto, é supérfluo. Precisamos de "convidado internacional"? De camisetas e bonés oficiais? De cobertura pela televisão? Tudo isso é legal, mas não necessário.

Uma boa loja, uma oficina de pintura e de maquetes, um bom campeonato e palestras fazem um ótimo Games Day, e não são algo fora de cogitação em termos de organização. Porque, reforçando mais uma vez: a força de um evento como este estará na reunião da comunidade, na possiblidade de se conhecer novos jogadores, jogar contra novos exércitos, aprender novas técnicas de pintura...e por aí vai.

POR UM GAMES DAY NACIONAL!

Nenhum comentário: