19 de agosto de 2008

(I)Pintura: materiais para a base/texturização

Continuando a apresentação dos materiais comuns de pintura, vamos mostrar os materiais necessários para fazer a base (vulgo "pezinho" ou suporte) das miniaturas.

No seu nível mais básico, basta se pintar a miniatura com algum tom neutro (como cinza ou verde). Mas quem já viu uma miniatura GW pronta sabe que é preciso mais: são as texturas - as populares "graminhas" e pedriscos.

Vejamos:
Uma base simples (pintada de verde)

Uma base completa, texturizada - como pode se ver, uma grande melhora!


O processo de texturizar uma base é muito simples: basta passar COLA BRANCA (é isso aí - a famosa cola escolar), e jogar as texturas por cima, para que grudem.

As texturas mais comuns são a "grama" (serragem pintada em tons de verde e marrom), o pedrisco (pedras trituradas; ou até mesmo seixos) e areia fina. No Brasil, estes materiais podem ser conseguidos em lojas de artesanato e de modelismo (geralmente, na seção de ferromodelismo - maquetes de trens).

Aqui, um exemplo dos pacotes de "gramas" e pedriscos que podem ser encontrados:

E o seu conteúdo:
Além destes materiais comuns, existe também a chamada "grama estática" - minúsculos feixes de plástico, que sob efeito da eletricidade estática do ar, ficam de pé como lâminas de capim.
Vejam nesta foto:

A própria GW tem sua grama estática, que agora pode ser comprada aqui no Brasil,
como as miniaturas:


Nenhum comentário: