13 de setembro de 2008

Montagem: Montando uma mini metálica

Voltando a nossa programação normal... (mas não esquecendo de WAR, o jogo online de Warhammer!)

Muitos dos novos fãs do Hobby GW ficam intimidados com a montagem das minis - especialmente das miniaturas metálicas (para saber: hoje em dia, as minis são feitas de uma liga, na sua maior parte de alumínio, SEM chumbo).

Por isso, trago hoje um "passo-a-passo" da montagem de uma mini, no caso um Urk-Hai Shaman de Senhor dos Anéis.
PASSO 1: EXAMINANDO A MINIATURA
Toda a miniatura metálica, apesar de mais resistente e,-segundo alguns- mais detalhada, vem com pequenas "imperfeições", resultantes da sua moldagem (para saber: minis metálicas são feitas como pequenas esculturas de metal, com a liga quente sendo derramada dentro de um molde de borracha, que depois é aberto)

Aqui está o blister, com sua cobertura de espuma, e as partes da mini - neste caso, corpo, braço com lança e base plástica de 25mm.

Vejam a parte de baixo da lança: existe ali um pequeno "J", um ganchinho de metal, não é?
Isto é uma REBARBA, uma das imperfeições do metal moldado. Para retirar uma rebarba, use um alicate de corte - ou, se for tão pequena como esta, quebre-a com a mão (é só ir dobrando lentamente). POR SINAL, se a arma de uma mini metálica vier torta, com cuidado é possível pô-la novamente em posição, bastando usar cuidado e pouca pressa.
Percebam também o furo bem onde começa o braço - isto não é uma imperfeição, mas o PONTO DE FIXAÇÃO, que será preenchido com cola para unir o braço ao corpo.

Olhem agora a borda do saiote da mini - existe algo como um furo, uma "bolinha" ali, certo? Isto é um RESPIRO, um ponto por onde o ar quente saiu de dentro do metal, deixando uma imperfeição. Estes furinhos podem ser corrigidos com massa epóxi, ou se forem pequenos o bastante, com a super cola mesmo...

PASSO 2: LAVANDO A MINIATURA
Muito se discute a necessidade deste passo, especialmente com as minis de plástico. A idéia é que, na embalagem e transporte, a mini pode ter se sujado (especialmente pó), o que dificultaria a fixação da tinta. E como não custa nada lavar a mini - com um pouco de detergente - vamos lá. O bom é que você já lava as mãos - ISTO SIM, muito importante. A gordura da pele, esta pode mesmo criar uma barreira para a tinta...

Lava... (sim, inclusive a base)

...E seca

PASSO 3: MONTANDO A MINIATURA
E chegamos ao momento pelo qual todos esperávamos... Para montar uma mini metálica (ou mesmo uma plástica grande, como Trolls, Ogres e Dragões), você irá precisar de:
  • Super Cola (também conhecida como cianocrilato, a popular Super Bonde*) - de secagem rápida, cola inclusive os dedos, então, cuidado!
  • Cola de massa epóxi de dois elementos (o popular Durepóx*) - é necessário misturar os dois elementos para que a massa se torne uma cola. Leva umas duas horas para secar, mas cria um "cimento"
  • Um aplicador para estas colas - pode ser um palito de dente, serve bem


Os dois elementos da massa epóxi, como dito acima, deve ser misturada, em partes iguais, até que o preto e o branco sumam, e ela se torne um cinza uniforme. Vejam a cor que a massa deve ficar à direita, na foto abaixo:
A massa epóxi, já preenchendo o respiro - é o ponto cinza na borda do saiote do Shaman. A colagem da base, por sianl, é feita com super cola, bastando passar um pouco nas superfícies da base que farão contato com a mini.
IMPORTANTE: um erro muito comum no iniciante é exagerar na quantidade de cola. Muita cola só faz meleca e aumenta o tempo de secagem das colas. Use só o bastante para cobrir as superfícies, com uma camada fina. Uma DICA é pingar uma gota de cola num papelão, e passá-la no metal usando o palito de dentes (e lembre-se: em aproximandamente 15 segundos, a super cola já está seca). Lembre-se também de deixar a mini DEITADA após colar a base, para que a evapore o solvente da super cola - é mais rápido, e evita que fiquem manchas brancas na base, que é de plástico preto (o solvente deixa manchas brancas nela).

A colagem de braços/cabeças e outros pontos frágeis, pode (recomenda-se) que seja feito com cola epóxi E super cola - a massa epóxi preenchendo o ponto de fixação, com todo o resto da superfície de contato entre o braço/corpo coberto com super cola.
Também é importante que você tenha testado ANTES DE COLAR, a posição onde vai por o braço/cabeça. Segure a peça nesta posição por uns 30 segundos, fazendo uma leve pressão, para a super cola aderir com firmeza. Devido a posição escolhida, podem ficar fendas entre o menbro e o corpo - a correção sendo feita com massa epóxi, como visto abaixo (material mais escuro no ombro da mini):
Depois, é só esperar: no mínimo 2 horas e até 24 horas, para que as colas estejam perfeitamente secas. Se você fez tudo corretamente, sua mini será tão resistente quanto se tivesse sido moldada numa só peça (eta é a força de um bom mix de colas)!


PASSO 4: PINTANDO A MINIATURA
...Bem este ficará para um próximo post - é que este que vos escreve se distraiu, e esqueceu de fotografar cada passo da pintura... Mas como vocês podem ver abaixo, o resultado ficou muito bom (ao fundo , foto do original, pintado pela Equipe ´Eavy Metal - escrito assim mesmo - da GW)
E até o Passo a Passo de pintura!

Nenhum comentário: