12 de setembro de 2008

WARHAMMER ONLINE disponível no Brasil!


Caros Hobbystas, desculpem a demora em postar: o dever por vezes nos chama, e devemos atender... Mas aqui estou para noticiar algo extremamente importante no mundo bssileiro do Hobby GW, e que foi confirmando esta semana:

O MMO DE WARHAMMER, Warhammer Online: Age o Reckoning, será o primeiro MMO totalmente disponível no país, tendo inclusive servers nacionais!

Como estou no atraso - e o tempo urge, os detalhes ficam por conta destas matérias do site Omelete (www.omelete.com.br) :

Lançamento de Warhammer Online: Age of Reckoning oficializado no Brasil

EA anuncia data de lançamento: 18 de setembro

08/09/2008Érico Borgo

Durante a Comic-Con 2008, fomos informados pelo produtor de Warhammer Online: Age of Reckoning, um dos MMORPGs mais aguardados dos últimos anos, que o game seria lançado também no Brasil. Agora, o escritório nacional da Electronic Arts oficializa a novidade e anuncia a data de lançamento.

O game chegará ao nosso país em na mesma data de lançamento mundial, 18 de setembro, e terá 30 dias de acesso aos servidores norte-americanos, europeus e da Oceania. A EA lembra em comunicado à imprensa que trata-se do primeiro grande MMORPG ocidental pago lançado oficialmente no Brasil.

Omelete Exclusivo: Uma conversa com o produtor de Warhammer

Online: Age of Reckoning

Experimentamos e discutimos um dos mais aguardados MMORPGs dos últimos anos

10/08/2008Érico Borgo

Durante a Comic-Con 2008 o Omelete passou uma hora conversando a respeito e experimentando um dos mais aguardados MMORPGs (game online para multidões) dos últimos anos, Warhammer Online: Age of Reckoning.

A expectativa pelo jogo vem dos milhares de fãs dos jogos de tabuleiro e RPGs convencionais de Warhammer, cujo universo data do início da década de 1980, quando o primeiro produto da série chegou às lojas.

Na convenção em San Diego conversamos com um dos produtores do jogo, Jeff Hickman, da Mythic Entertainment, que contou alguns detalhes do game que pretende fazer frente a World of Warcraft como um dos MMOs mais procurados pelos fãs do gênero.

Orientados pelo produtor, nosso primeiro passo foi optar por um dos dois grandes ladosantagonistas da aventura: As força do bem (Ordem) e os vilões (Destruição), que competem pelo controle do mundo inteiro. Começamos selecionando um Anão, uma das seis raças disponíveis. As outras da Ordem são Império (humanos) e Altos-Elfos, e as da Destruição são formadas por Peles-Verde (orcs e goblins), Caos (mutantes) e Elfos Escuros.

Cada uma das seis raças tem sua inimiga equivalente. No caso dos anões, é a dos Peles-Verde, que deve ser enfrentada pelo controle de territórios dentro do servidor/mundo. A cada território conquistado, as batalhas vão migrando para cada vez mais perto da cidade-capital inimiga. "O grande final de uma campanha de Warhammer Online é o cerco a uma das duas capitais oponentes", explicou o produtor. "Nela é possível usar toda sorte de armamentos pesados de cerco, como catapultas, aríetes, arcos-balestra, óleo quente para ser despejado, coisas para ataque e defesa". Com os portões derrubados os atacantes podem pilhar a super-povoada capital vencida, matar todos os personagens não-jogadores, roubar o dinheiro e itens dos mercadores, queimar a cidade até as fundações e avançar em direção ao castelo do rei, derrubando-o e, eventualmente, matando o monarca. "E que tal usar o crânio dele para enfeitar sua armadura? Isso também é possível", conta entusiasmado Hickman.

O jogo inteiro se desenrolará em torno dessa idéia de reino contra reino ("realm versus realm") em vez do convencional jogador contra jogador ("player versus player"), que é basicamente um personagem ou grupo contra outro. "É isso que difere Warhammer Online detodos os outros MMOs do mercado hoje. Os outros se concentram em pequenas batalhas de grupos isolados que têm pouco ou nenhum impacto sobre o mundo. Aqui teremos milhares de pessoas formando grandes exércitos lutando simultaneamente pelo controle do mundo", explica. "Vencer uma dessas batalhas épicas pelo controle do mundo equivalerá a vencer a Copa do Mundo. Depois que a capital for derrubada os jogadores desfrutarão algum tempo de tranquilidade até que o servidor retorne ao seu estágio inicial- e a guerra por controle recomeçará. Mas isso levará semanas e semanas... Em alguns casos pode ser até que leve anos, ou que a queda de uma das capitais jamais aconteça. Vai depender dos jogadores. Ser de uma determinada raça ou facção equivalerá aqui a ser fã e integrante de um time de futebol, por exemplo - isso te dará um sentido de propósito e de pertencer a algo maior", continua o produtor.

Com isso, a idéia da Mythic Entertainment é aproximar os MMOs o máximo possível de jogos mais sociais, como os próprios RPGs e jogos de tabuleiro que inspiraram Warhammer Online. "Antes dos MMOs os videogames sempre se concentraram em aventuras isoladas. Você terminava determinado desafio e 'uhúuuu', comemorava sozinho de cueca em sua casa, colocava o jogo na estante e nunca mais o jogava. Os MMOs mudaram isso, são muito mais um hobby que outra coisa. Você joga ao lado de outras pessoas, faz amigos, interage e, ainda assim, compete. Agora imagine milhares de pessoas celebrando uma vitória em conjunto, como teremos em Warhammer Online. É quase um evento esportivo!", conclui.

Serão cerca de 300 horas de jogo aproximadamente para ir do nível 1 ao nível 40. A cada nível conquistado os jogadores vão destravando áreas que podem explorar - e se aproximando dos territórios inimigos. Missões públicas também estarão disponíveis para jogadores individuais ou guildas e o resultado delas sempre colaborará no esforço de guerra.

Guildas, aliás, terão papel fundamental no jogo, já que poderão capturar propriedades e mantê-las sob sua bandeira (personalizada, claro). A administração desses grupos permitirá que cresçam em poder e influência, dando vantagens aos seus integrantes.

Para controlar tantas possibilidades, tudo o que o jogador fizer na aventura ficará registrado em um livro, o Tomo do Conhecimento. Cada busca terminada, cada busca ativa, cada monstro enfrentado e jogador derrubado, enfim, cada conquista poderá ser acessada ali, contando a história do mundo - baseado em 25 anos de mitologia da série - e criando a do personagem, que ganhará novas habilidades e mais poder conforme se desenvolve.

Experimentamos o jogo brevemente e ele nos pareceu bastante simples para qualquer um que já tenha jogado um MMO. Basicamente é só usar o mouse para olhar emvolta e caminhar com as teclas. Clique em um oponente e o personagem irá atacá-lo com sua arma de longo alcance ou a de combate corpo-a-corpo. Todos os demais recursos são acessados através de uma série de menus em volta da tela. O combate, porém, poderia ser melhor trabalhado que o MMO de sempre, ter ataques e defesas em vez do sistema automático que pode incomodar quem gosta de ter maior controle, através de sua própria habilidade, do resultado das batalhas. De qualquer maneira, jogamos muito pouco - uma análise mais criteriosa é necessária para um crítica completa.

O game, desenvolvido ao longo de três anos, será lançado em 18 de setembro simultaneamente na América do Norte, Europa e Oceania. A mensalidade custará 15 dólares por mês, 42 dólares por trimestre ou 78 dólares por semestre. Na Ásia e Rússia o lançamento acontecerá seis meses depois. "O Brasil usará os servidores da América e o game será lançado lá simultaneamente - o ocidente todo usará os mesmos servidores, como uma grande família feliz", concluiu o produtor.

Ainda não há informações sobre os custos do game e sua mensalidade por aqui, mas a distribuição ficará a cargo da Electronic Arts.

E aqui, imagens do jogo:

Para quem quiser sabe mais:

O SITE OFICIAL:
http://www.warhammeronline.com/

O SITE DO BETA (para se pré-inscrever no jogo - é de graça):
http://www.road-to-war.com/

O TRAILER (maravilhoso) DO JOGO:
http://www.youtube.com/watch?v=zKOhzfkCdbY


...E não se preocupem, que continuaremos cobrindo o lançamento desta versão digital online do mais antigo mundo da Games Workshop!

Nenhum comentário: