19 de novembro de 2009

Jogos no Bunker 4: Encontro 15/11 – Começando com Warhammer Fantasy

Quem vem nos acompanhando – tanto ao nosso grupo, quanto a este blog - deve ter sentido falta de alguma coisa. Se jogamos e falamos do Hobby GW, AONDE está o Warhammer Fantasy Battles – O 1º jogo de miniaturas da Games Workshop?

E aí, temos de admitir: ainda não havíamos jogado Fantasy!

…Nada contra o Jogo de Exércitos Fantásticos, claro, é só que o pessoal foi começando com 40K e Senhor dos Anéis, e fomos postergando, postergando…

Mas neste dia 15, finalmente demos início aos jogos de WHFB, fazendo uso das regras para Warbands - pequenas tropas de 500 pontos.

(Para quem ficou interessado, as regras podem ser baixadas daqui:

http://www.warfan.net/Warbands.pdf )

E início é bem o termo: todos os jogadores estavam começando a jogar (bem, no caso do Carlyle, recomeçando), e cometemos alguns vários errinhos…(alguns bem impactantes). Jogaram os Troopers Lucca X Pedro e Leandro X Carlyle.

O resultado? Muita diversão e duas partidas completas!

E vamos, primeiramente, a algumas fotos:

O campo de batalha, dividido em duas partes – de um lado, Altos Elfos contra Anões. E do outro, Bretonianos contra Anões… do Caos – por sinal, á direita, junto ao muro de pedra, está o Canhão “Earthshaker” de Zharr Naggrund!

Encontro 151109 025

A cavalaria Bretoniana (incluindo aí, devido a um acidente, o “cavalo sem cabeça”)

Encontro 151109 027

Os lanceiros,o Nobre – e o Mago - e os arqueiros de Ulthuan

Encontro 151109 028

…e sua Balestra de Repetição

Encontro 151109 032

Depois destas singelas fotos, vamos a das regras – daquelas que esquecemos, confundimos - coisas de Noob!:

- Deploy de terreno: deve haver uma "área vazia" no centro da mesa - nenhum terreno deve ser posto a 12" do centro da mesa (que será o núcleo da batalha) – e lá vai este-que-vos-escreve, e põe um bosque bem no meio de cada metade da mesa… Isso REALMENTE impactou a partida, especialmente para os Bretonianos.

- Iniciativa: o exército com menos unidades – que termina o Deploy primeiro- ganha +1 para a rolagem de iniciativa. Um detalhinho bobo, mas que poderia mudar a ordem da iniciativa no jogo.

- Magia: não tem o que dizer – este aqui, que serviu como “juiz” das partidas, viajou na maionese... Corrigindo então:

1) no turno de cada jogador, este gera dados de poder, e o oponente gera dados de dispel - isto, na vez de cada jogador. Não é necessário então dividir os dados entre cast/dispel.
2) como só tinham 1 mago de nível 1, os jogadores deveriam gerar apenas 3 dados de poder e de dispel e não 4 (5 dados de dispel, no caso dos anões com o runesmith)
3) cada feitiço só pode ser usado 1 vez por turno - logo, como tinham acesso a só um feitiço, cada mago só podia rolar uma vez
4) e, que por terem nível 1, nesta rolgame única, os magos só podiam usar 2 dados de poder, dos 3 gerados. Já para dispel, podem usar quantos dados quiserem (no que dá para notar, que neste nível de jogo, os anões literalmente são imunes a magia)
5) por outro lado, a rolagem de dispel também tem efeitos para Duplo 1 (falha automática) e Duplo 6(sucesso autmático).

Como ignoramos tudo isso, tivemos algumas rolagens de magia muito loucas correndo no jogo…

- Equipamento do Alto Elfo Nobre: daí que se aprende a importância do tal “WYSIWYG” (What You See Is What You Get: O Que Você Vê É o Que Você Tem) – ou seja, eqeuipe sua mini com o equipamento que ela realmente tem. Como a mini do Nobre que usamos estava com uma armadura pesada e escudo, foi só lá no meio da partida que fomos lembrar que aquele Nobre, em particular, não tinha nenhum destes equipamentos… Por sinal, os Magos Altos Elfos ao ao exército um bônus de +1 para Dispel, e sabem sempre o feitiço "Drenar Magia", que impede que outros feitiços sejam usados - o que não faria diferença nenhuma, por eles estarem lutando com anões, que não jogam feitiços.

- Perseguição por Cavaleiros: quando uma tropa foge, e é perseguida por cavaleiros, estes se movem 3d6" (polegadas)… e não 4d6. Não que isto faria MUITA diferença, na situação que surgiu, mas são apenas 3d6 polegadas.

- Anões andam 3" (e marcham/dão carga 6") e não 4”, Altos Elfos andam 5" (e marcham/dão carga 10")

- Rallying: ao fazer Rally uma unidade reforma, e não movem nem disparam mais. Unidades devastadas, que tem menos de 25% do seu número original, não podem fazer Rally. Nada de “Elfos machos” que ficam voltando eternamente!

- Falhando a carga: se falhar a carga, a unidade move apenas o Movimento normal (ao perceber o erro), e não dispara neste turno

- Na carga, a unidade pode apenas fazer 1 wheel

- ESQUECIMENTO IMPORTANTÍSSIMO: quando a unidade dispara a uma distância maior do que metade do seu alcance, recebe um pênalti de Longo alcance de -1…E também, as unidades tem uma penalidade de-1 para Stand & Shoot

- Acertos Parciais: com templates/blasts, se o modelo estiver apenas parcialmente coberto, ganha um save de 4+ contra o ataque

- Armour Saves: para cavaleiros com cavalos armadurados, é de 2+ (!) - também não fez muita diferença no total do jogo, mas erramos aqui também

- Break test: só um detalhe, mas a penalidade (dada pela perda do combate) é somada à rolagem dos dados, não como pênalti a Liderança. E se não quiser perseguir o vencido, a unidade vencedora deve fazer -também- um teste de Ld

- Se o combate dura mais de um turno, a unidade vencedora do turno pode girar seus ranks/refazer as linhas (como a situação dos Hobgolins com os Arqueiros)

- Se uma unidade foge ou é destruída, seus aliados a 6" (e não a 8”) tem de fazer teste de Pânico – o que teria afetado MUITO a partida

- Atirando contra máquinas de guerra: a rolagem contra a máquina é: 1-4, acerta a máquina / 5-6,acerta a equipe . E não 1-3 / 4-6, como rolamos

- Máquinas “simples” (como Bolt Throwers, e outras com equipe de 2), não diminuem a taxa de disparo, mesmo com somente 1 operador

- Tiros de canhão e bolt thrower voam num arco (passando por cima de unidades), até o ponto de impacto. Logo, desde que tenham linha de visão, podem atirar por cima de unidades aliadas ou inimigas! Nem vou comentar o impacto disto na partida…

RESUMINDO: (cantando todos juntos) vivendo e aprendendo a jogar… Mas é assim mesmo: nas primeiras partidas se erra, erra muito!

Um comentário:

Unknown disse...

Bom, eu achei uma experiência muito válida e sempre q houver a oportunidade de outros confrontos do sistema vou querer participar pra aprender mais. Achei muito legal o sistema, mesmo com esses erros os combates foram bem interessantes.